Curiosidades sobre o Café

 

Como o Café é cultivado e vira bebida

As sementes de café são cuidadas em viveiros até se tornarem mudas. Depois de dois ou três anos, entre as folhas verdes, surgem flores brancas e começa o nascimento do fruto.

Chega a época da colheita, quando alguns frutos maduros começam a cair no chão. Outros frutos são desprendidos dos galhos com a ajuda dos trabalhadores das fazendas.

Os frutos são recolhidos e peneirados para que sujeiras, como, pedras, folhas e grãos de terra sejam retiradas.

Os frutos maduros, em sua maior parte, cor de cereja, são espalhados no terreiro. O sol seca esses grãos e eles escurecem.

Já secos, os frutos são descascados nas máquinas. Selecionados por tamanho e tipo, os grãos são ensacados e armazenados. Depois são comercializados para indústrias nacionais e de outros paises.

Para se transformar em bebida, os grãos são colocados no torrador. Em uma temperatura de até 250 graus Celcius, a fornalha aquece o ar para torrar o café. Os grãos verdes ficam marrons.

No moinho, os grãos torrados são transformados em café moido. O café moido vai para os depósitos, onde é empacotado e está pronto para ser levado ao consumidor.

O segredo de um café saboroso é a qualidade da seleção dos grãos e o correto ponto de torrefação. Para prepará-lo esquente a água filtratada sem deixá-la ferver. Coloque pó de café e despeje no coador, servindo com açucar a gosto. 86582.jpg

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>